------------------------------------------------------------ P1 - Como arranca o sistema de mérito ? R1 - O ECDU definirá que existe um SEMA, com uns tantos escalões e seu funcionamento geral, e o ME poderá fornecer um modelo tipo que possa serimediatamente adoptado por uma universidade ou faculdade. As universidades ficarão com a opção de o adoptarem e de definirem os seus próprios critérios e procedimentos específicos de mudança de escalão, eventualmente por faculdade, desde que obedeçam aos preceitos do ECDU, e tenham o seu modelo validado pelo ME para verificar a conformidade ao ECDU. P2 - Como é financiado o SEMA? R2 - Pelo ME, com possível co-financiamento do MCT por entendimento com o ME. Desse entendimento Governamental resulta uma parcela na fórmula de financiamento das universidades, que só pode ser usada para esse fim. Tal estimulará à adopção do SEMA. Cada universiddade pode reforçar essa parcela com verbas próprias, o que será motivação adicional para a sua adopção e para a boa gestão de fundos. Cada incremento de salarial de escalão de mérito poderá vir a ser diferente consoante as universidades e faculdades, conforme as áreas disciplinares e o auto-financiamento adicional. Uma vez que a opção pela dedicação exclusiva passará a depender da progressão prevista no sistema de mérito, resultarão meios adicionais para o financiar, uma vez que haverá docentes que perderão a dedicação exclusiva depois de falharem essa progressão. P3 - Como se inicia a avaliação do mérito? R3 - Inicialmente, todos os professores são colocados no 1º escalão de mérito da sua categoria, ficando com o vencimento tal e qual têm agora. Serão nomeadas pelo ME comissões nacionais de professores catedráticos, incluindo um número significativo de professores estrangeiros, todos com alto reconhecimento consensual, por grandes áreas do conhecimento (usando porventura as 16 áreas identificadas pelo MCT). Estas comissões têm por função atribuir um escalão de mérito apenas aos professores catedráticos que para tal apresentem o seu CV. Os professores catedráticos de cada área que fiquem colocados no escalão de mérito VI ou superior (professores catedráticos séniores), farão agora a restante classificação de mérito para todos professores associados e auxiliares que apresentem para tal o seu CV, e que pertençam a universidades que desejam introduzir o SEMA. Os que não apresentarem o seu CV para esse fim permanecem no primeiro escalão de mérito da sua categoria. P4- Porque arrancará o sistema? R4 - Porque certamente algumas universidades ou faculdades arrancarão com ele, e as restantes acabarão por ter que o adoptar para poderem concorrer com as primeiras. Algumas universidades demorarão mais tempo adoptar o sistema e a definir os respectivos critérios de progressão. Essa reflexão sobre critérios será desde logo benéfica. A pressão de grande número de Professores Auxiliares e Associados, que pretendem progredir na carreira e no SEMA, levará à adopção do SEMA pelos Plenários e Senados das universidades, apesar da resistência previsível de alguns Catedráticos, que não querem avaliar nem ser avaliados. Mas esses presumivelmente não pertencerão às comissões de avaliação. P5 - Valerá a pena introduzir o SEMA? R5 - Um novo ECDU deve lançar as bases para o futuro, e desencadear mudanças estruturais motivadoras na Academia. O SEMA vai provocar essas mudanças e introduzir benefícios na Universidade Portuguesa que romperão o nó górdio de problemas estruturais, como argumento no Memorando. A introdução de sistemas de mérito na Administração Pública e no Ensino Secundário é também desejável. A universidade é o ponto de arranque mais desejado para iniciar essa transformação, facilitando os restantes. Na universidade é mais fácil fazê-lo porque os docentes já são avaliados regularmente (artigos e projectos submetidos, orientação de pós-graduações, conselhos editoriais de revistas, organização de congressos, participação em comissões de programa, etc), e existem pois elementos objectivos de uso internacional para iniciar o arranque do SEMA. P6 - Os reitores, directores, presidentes do científico, etc irão resistir ao SEMA? R6 - Não se essa sua actividade for reconhecida à partida como contribuindo para o seu mérito. Na verdade, se foram eleitos pelos pares é porque estes lhes reconhecem mérito. P7 - Que acontecerá se não for introduzido um SEMA? R7 - A universidade em Portugal atrasar-se-á relativamente a um desenvolvimento futuro incontornável, e não terá capacidade de atracção de professores e investigadores estrangeiros de nomeada, e de portugueses reconhecidos que desejem voltar a Portugal. -----------------------------------------------------------------------------------------------