Universidade de Évora

 

Departamento de Matemática

 

 

Programa da disciplina:

Semestre Ímpar de 1998/1999

Responsável: José Júlio Alves Alferes (Prof. Auxiliar)

Horas Teóricas: 2 por semana

Horas Práticas Laboratoriais: 2 por semana

Objectivos:

Os objectivos principais desta disciplina são:

 

Programa:

Para cumprir com os objectivos expostos, foram cobertas as seguintes matérias:

  1. Introdução e motivação para a disciplina
    1. Apresentação da disciplina
    2. Breve história da Programação em Lógica
    3. Conceitos básicos de Programação em Lógica
      1. Factos e regras
      2. Programas e perguntas
      3. Semântica declarativa e operacional
      4. Mecanismo de retrocesso ("backtracking")
      5. Termos
  2. Linguagem Prolog e seus constructores
    1. Programação de relações simples sobre números naturais (usando functor suc/1)
    2. Programação de predicados sobre listas
    3. Outras estruturas de dados recursivas
    4. Cálculo aritmético em Prolog
    5. Recursividade terminal e não-terminal
    6. Controlo procedimental e "cuts"
    7. Negação por falha finita
    8. Predicados Prolog de inspecção de termos e meta-lógicos
    9. Predicados de input/output
    10. Predicados de manipulação de programas
  3. Técnicas de Programação em Lógica
    1. Programação com uso de não-determinismo
    2. Listas de diferença e outras estruturas incompletas
    3. Meta-programação com Programação em Lógica
    4. Programação de interpretadores
    5. Programação de analisadores sintáticos e aplicação a "interfaces" de língua natural
  4. Tópicos avançados
    1. Mecanismos de tabulação
    2. Ilustração do uso de tabulação em programação de fechos transitivos e em representação de conhecimento

 

Bibliografia

 

 

M. Covington, D. Nute and A. Vellino, "Prolog Programming in Depth". Prentice Hall, 1997.

L. Sterling and E. Shapiro. "The Art of Prolog", MIT Press, 1994.

 

I. Bratko, "Prolog Programming for Artificial Intelligence", Addison Wesley, 1990.

Material disponível:

 

 

Docentes:

 

Avaliação:

 

Exame final, e um trabalho individual com enunciado livre, sendo a nota final a média pesada em que o trabalho vale 20%.